Vaidade

Pr. Adilson Ferreira

Pr. Adilson Ferreira

· 3 min leitura
vaidade

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas." (Cl 3:1,2).

O apóstolo Paulo fala do que realmente interessa ao crente. Essa é uma Palavra para aqueles que “ressuscitaram com Cristo”, ou seja, a Igreja do Senhor. E não é algo que foi importante apenas para os crentes de Colossos, mas desde o Éden já havia a necessidade de se dedicar as coisas do alto.

O sábio Rei Salomão escreve em Eclesiastes a respeito da vaidade. E há indicações de que ele fazia alusão ao texto de Genesis 3 que fala da queda do homem. Isto porque temos uma forte e maligna tendência de pendermos para as coisas terrenas. E assim é desde Adão.

Note em Genesis os três passos da queda do homem: O desejo dos olhos, o desejo da carne e a soberba da vida - A Tríade da Tentação. Tudo vaidade!

E o que é vaidade? Vaidade é tudo o que não tem valor permanente.

Salomão já nos primeiros capítulos de Eclesiastes faz uma exposição daquilo que ele viu em si mesmo. Ele diz nos versos 10 e 11 do segundo capítulo: “Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. ... Contudo, quando avaliei ... percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.

Note o esboço do início do livro: O fracasso da vida secular (Ec 1:2-11), o fracasso da sabedoria em satisfazer a vida secular (1:12-18), e o fracasso da busca do prazer na satisfação da vida secular (2:1-11).

Salomão nos diz que tudo que fazemos nesta vida terrena, com interesses terrenos, é como correr atrás do vento.

Me lembro do testemunho do Pr. Shedd, contando de seu pai quando o levou a uma grande loja de departamentos e dizendo a ele ainda criança: -Filho, eu nunca vi tanta coisa que nós não precisássemos. (resumidamente em minhas palavras).

Assim é com todas as coisas que não tem valor permanente. Desejamos, porque, ainda que temporário, nos faz bem, e porque queremos ser melhores do que somos aos olhos dos homens. Mas, ... não precisamos dessas coisas.

Continuamos como Salomão; “debaixo do sol”. Assim, é necessário sabedoria de Deus para reconhecermos o que é importante para a vida cristã. Como adquiri-la? Salomão ensina: Pedindo ao Senhor em oração. (1Rs 3.10).

Quer saber?!? Fiquemos com as coisas que são do alto. O resto, é tudo vaidade!

Pr. Adilson Ferreira

About Pr. Adilson Ferreira

Casado com Débora. Pais do Cesar e do Gabriel

Copyright © 2024 IBEC. Todos direitos reservados