Todo o Conselho de Deus

Pr. Luciano Alves Silva

Pr. Luciano Alves Silva

· 3 min leitura
Conselho de Deus


“(...) não deixei de proclamar-lhes todo o conselho de Deus.” Atos 20.27

Quando nos tornamos pais e mães, uma das características e responsabilidades que assumimos é a de conselheiros (as). Desde a mais tenra infância, nossos filhos vão recebendo nossas orientações. Quando não, somos conselheiros de sobrinhos, irmãos, netos etc.

Paulo era uma espécie de pai daqueles que gerava através da sua pregação. Ele disse isso aos gálatas, aos coríntios e a Filemon, sobre Onésimo. (Gl 4.19, I Co 4.15, Fm 10) E tudo o que um pai espera é que o filho seja próspero na vida, em todos os sentidos.

Em Atos 20.17-38, Paulo está se despedindo dos líderes da região de Éfeso, que não mais verão o seu rosto, (v. 25) o que lhes causa grande tristeza. E de todos os ensinos maravilhosos, presentes nesse texto, queremos destacar que Paulo diz que não deixou de lhes proclamar todo o conselho de Deus. (v.20, 27) Durante três anos ele ficou em Éfeso (v.31), e esse foi o tempo em que esteve dedicado a lhes apresentar todo o conselho de Deus.

Infelizmente, muitos púlpitos deixaram de ensinar o conselho de Deus e passaram a ensinar o que as pessoas esperam ouvir. Paulo mesmo advertiu que, naquela região, gente de dentro e de fora distorceria a verdade. Ele os chama de lobos ferozes que não poupariam ao rebanho. (v. 29, 30)

De fato, todas as pessoas esperam que lhes aconteça o melhor, do seu próprio ponto de vista. Mas, pregar com responsabilidade implica ensinar todo o conselho de Deus. E o conselho de Deus é, por natureza, diferente do conselho de um amigo, de um pastor da prosperidade, de um familiar ou de um professor da faculdade. Paulo pregou contra o pecado, ensinou sobre vida de santidade, sobre a alegria de se pertencer a Deus, sobre a necessidade de se moldar à vontade de Deus, de se conhecer a Sua Palavra para não incorrer em enganos, ensinou sobre o amor mútuo; e ainda orientou aos seus leitores e ouvintes sobre inúmeras outras coisas.

Enfim, não sabemos se os nossos negócios vão dar certo, se as coisas vão acontecer do jeito que esperamos, se seremos curados, se nossa vida emocional estará sempre equilibrada, mas o que as Escrituras nos autoriza a ensinar é que é necessário que todos os dias vivamos para Deus, é para isso que existimos e foi para isso que nascemos de novo.

E o apóstolo, que logo será morto por causa da sua fé, insiste em dizer: Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. (v.28) Esse é o conselho de Paulo, conselho que insistimos em repassar à igreja, com temor e tremor.

Pr. Luciano Alves Silva

About Pr. Luciano Alves Silva

Casado com Miriam. Pais da Luiza.


Copyright © 2024 IBEC. Todos direitos reservados