Amigos Leais

Pr. Luciano Alves Silva

Pr. Luciano Alves Silva

· 3 min leitura
Amigos Leais

“Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa” Mc. 2.11

Todos nós passamos por momentos difíceis na vida. Há algumas coisas que nos acontecem que nos abala profundamente. Seja a morte de alguém, uma decepção amorosa, o desemprego, a auto decepção, ou mesmo escolhas erradas e frustrações, fruto dos próprios pecados. Enfim, todos os homens, em todos os tempos, em todos os lugares sofrerão abalos, por uma infinidade de razões. Jesus falou isso algumas vezes durante seu ministério. (Mt 7.24-27, Jo 16.33)

Mas, o que nos ajudará a levantar num dia ruim? Uma “super fé”? livros do tipo: 7 passos para isto, 9 etapas para aquilo, 8 dicas infalíveis? Todos sabemos que livros com receitas fáceis, de como se dar bem na vida, não resolvem nosso problema quando sentimos dores reais.

Quando estivermos numa situação difícil, a última coisa que terá algum tipo de efeito sobre nós serão estes tipos de conselhos. E o que precisaremos em situações assim será de amigos leais. Não somente para passar a mão na nossa cabeça, mas para nos ajudar com o que for necessário.

O texto registrado no Evangelho de Marcos 2.1-12 mostra isso com clareza. O evangelista diz que vieram alguns homens a Jesus e dentre estes, quatro carregavam um paralítico (v.3). O homem carregado por eles não conseguia ficar de pé, era carregado numa maca.

A aplicação prática disso é que dentre os amigos leais que Deus nos dá, há aqueles que farão o possível e o impossível para nos colocar de pé, quando perceberem que precisamos de ajuda.

O texto ainda diz que esses amigos leais Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. (v.4)

Outra lição bastante prática do texto que aprendemos é que amigos leais farão qualquer coisa para nos colocar sempre na presença de Deus. As ações e conselhos desses amigos não nos afastarão de Deus, antes nos aproximarão dele.

E, mesmo diante da multidão que se acotovelava na casa em que estava Jesus, ao invés de dar a desculpa que havia muita gente, os amigos desenvolveram estratégias para colocar aquele moço na presença de Jesus. Eles foram insistentes, obstinados, pois entenderam que a única possibilidade de cura, restauração, felicidade real era estar na presença de Jesus. Do mesmo modo, os amigos leais farão de tudo para cumprir esse propósito quando um amigo passar por dificuldades.

Diante dessas lições simples desse texto, que não desistamos de nós mesmos quando passarmos por situações difíceis na vida, pois Deus, pela Sua misericórdia, levantará amigos leais para pegar na nossa mão, nos sustentar e nos ajudar a suportar a maca de dor na qual estamos prostrados, sempre com a finalidade de nos manter em Sua presença. Que Deus nos ajude, em nome de Jesus.

Pr. Luciano Alves Silva

About Pr. Luciano Alves Silva

Casado com Miriam. Pais da Luiza.


Copyright © 2024 IBEC. Todos direitos reservados