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O social e o espiritual
 

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O social e o espiritual

 

Pr. Russell Shedd

O cristão, por ser uma criatura social, se encaixa dentro de uma cultura.

A cultura brasileira é formada por uma mistura de vida dominada por patrões, chefes, coroneis, políticos. Estes, pouco se interessam no conforto e bem-estar dos que procuram manter, pelo menos, o mínimo das necessidades fisiológicas e psicológicas para viver.

A vida na roça foi substituída pela vida na periferia das cidades, que aglomeram casas, com o mínimo de conforto. As longas viagens para o trabalho em ônibus lotado tomam o lugar da vida sem futuro no campo. O ato de capinar e colher os frutos da terra enriquece o latifundiário, mas não o trabalhador. Será que melhorou a qualidade de vida na favela?

A.H. Maslow, psicólogo renomado, criou um modelo em forma de hierarquia em que ele imaginou que, enquanto as necessidades básicas do nível mais baixo na pirâmide não são satisfeitas, não adiante tentar suprir as necessidades dos níveis superiores. Segurança, seguida por amor, afeição e sentimento de pertencer a um grupo, somente ganham espaço na mente, quando estas exigências básicas são supridas. Depois destas necessidades secundárias serem alcançadas, o homem se concentra na auto-estima e, finalmente, na auto-realização.

Enquanto a preocupação com as necessidades fundamentais, para manter a vida, não for satisfeita, não adianta tentar apelar para seres humanos se entregarem a Deus e se tornarem membros fieis da igreja em busca de santidade e a vida eterna. Maslow não percebeu que fé e esperança para o futuro fazem parte das necessidades humanas mais prementes!

Talvez, não entendamos bem porque o sertão do nordeste brasileiro seja a região em que a porcentagem da população evangélica seja menor, enquanto, na periferia das grandes metrópoles, com sua alta proporção de imigrantes do nordeste, encontramos mais abertura para receber o evangelho. Nas áreas mais abastadas destas cidades encontramos forte resistência ao evangelho.

Na Europa, as igrejas perdem membros, enquanto, no terceiro mundo, o crescimento numérico dos evangélicos supera em muito essa perda. Na Escócia, o abandono da igreja Presbiteriana (a igreja nacional) alcança 400 pessoas por semana. O acréscimo na África ao sul, no Saara e na China, excede as perdas da Europa "cristã". Há mais anglicanos na Nigéria que em toda a Inglaterra e a América, juntos. Comentou um holandês: "Preciso de Deus para que? Tenho tudo que preciso..."

Há muitos fatores que levam os pecadores a curvarem diante do Senhor Jesus, que se sacrificou na cruz para salvar-los. Provavelmente, um deles é a vida apertada, sem propósito ou esperança. Jesus notou as multidões e teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor (Mt 9.36). O sertão brasileiro tem forte inclinação para a religião popular. A tradição reina. Quanto tempo demorará, para todo o Brasil reconhecer sua necessidade de uma fé bíblica, inspiradora e cheia de esperança para a vida eterna?

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