Pr. Sérgio Lourenço
A verdadeira essência e o verdadeiro sentido do Natal, para nós cristãos, é diferente do mundo. Nós precisamos insistir que o Natal seja diferente. É primordial mudar a mentalidade consumista e egoísta que temos visto no Natal. Temos sido engolidos pela volúpia de ter mais, comer mais e ganhar mais no Natal. Isto precisa mudar. Se quisermos agradar o coração de Deus e fazer o que a essência do Natal se propõe, precisamos mudar.
O ser humano tem normalmente uma tendência de fazer tudo igual. Mudar exige transformação mental, por isso que relutamos e temos dificuldades quando nos deparamos com mudanças. Os preconceitos, os costumes, as manias e todos os paradigmas que carregamos na mente e no coração precisam ser repensados em todo tempo e é preciso esforço para modificá-los.
Quero sugerir que façamos algo essencial neste Natal de 2017, que possa marcar o nosso próprio coração e também agradar e alegrar o coração de Deus.
- Celebrar a pessoa de Jesus Cristo, que é a razão única do Natal, antes de qualquer outra motivação, por ser Ele, o Deus, que se encarnou e deu origem ao Natal.
- Adorar a Deus comendo e bebendo bem menos e doar aos que tem fome.
- Adorar a Deus comprando menos coisas desnecessárias e favorecer os pobres suprindo em suas necessidades essenciais.
- Adorar a Deus pedindo perdão e perdoando, reconciliando-se com os desafetos, afim de que a paz seja verdadeira nesta data tão significativa.
- Adorar a Deus oferecendo um abraço a quem no seu entender não merecia e nem deveria ser considerado.
- Adorar a Deus trazendo para perto e para dentro os fracos e os excluídos, possibilitando a eles restauração dos seus sentimentos e cura de alma.
Estas são somente algumas sugestões, o Espírito Santo pode esclarecer sobre outras que são peculiares a cada pessoa, para isto é preciso orar e buscar D’Ele orientação e dicas que só Ele pode revelar a respeito de cada um de nós.
Um modelo que pode servir de orientação está em Romanos 12. 9-21.
“O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. Ao contrário: Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”.
O VERDADEIRO NATAL.............
... é aquele que adoramos de coração, o Salvador encarnado,
... é comer e beber menos e compartilhar com o necessitado,
... é suprir ao pobre, algo essencial, que Cristo tem solicitado,
... é vivenciar a paz de Deus, que só o perdão tem propiciado,
... é amar e abraçar sem reservas, todos os desconsiderados,
... é envolver e restaurar, todos que se sentem abandonados.
FELIZ NATAL - Pastor Benedito Sergio Lourenço e sua família