Pr. Paulo Marcio
"A minha graça te basta porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (2 Co 12.9)
O apóstolo Paulo entendeu algo que pode parecer loucura, a saber, passar por tribulação e ainda estar alegre.
Será que alguém gosta de sofrer? Será que Paulo está desorientado? Na verdade, não se trata nem de uma coisa e nem de outra. O texto não fala sofre o desejo do sofrimento e nem uma desorientação por conta desse sofrimento.
A alegria na tribulação, ou então, a verdadeira razão de passarmos por lutas e ainda assim permanecermos alegres, deve ser compreendido na origem do significado que o apóstolo apresenta, ou seja, é o contentamento que se encontra no próprio Deus.
Nós estaremos recebendo um benefício e um poder maravilhoso de Deus em experimentarmos a real vitória, a superação sob a graça de Deus.
O significado maior da graça de Deus é que o próprio Cristo, que age em nós através do Espírito Santo, tem nos dado capacitação para vencer!
Enquanto pessoas comuns temem e desfalecem diante dos problemas e tormentos, o cristão vê oportunidades de crescimento, santificação, purificação, maturidade, paciência e esperança.
A tribulação funciona como cicatrizes. As tribulações passam, as cicatrizes ficam. Deus quer que sejamos aperfeiçoados. Ele venceu o mundo e nos quer cheios de coragem, fortes na fé e animados. Para isso, precisamos ser moldados, forjados e trabalhados por Ele.
A Graça de Deus em Jesus Cristo faz-nos entender as marcas das cicatrizes, o que significa que após a luta sairemos fortes e vencedores.
Gloriar-se nas fraquezas é estar debaixo dessa maravilhosa graça de Deus, sendo habitado pelo Espírito Santo e sob o poder de Cristo. Por isso a Graça nos basta, e o poder se aperfeiçoa na fraqueza.
Deus é bom!